Biografia

Nome real : Kouda Kumiko [ 神田來未子]
Nome artístico : Koda Kumi [倖田來未]
Apelidos : Kuu-chan, Kuu-tan
Data de nascimento: 13/11/1982
Local de nascimento : Kyoto (Japão)
Altura : 1.54 cm
Gravadora : Rhythm Zone (Avex Trax)


Kumi Koda nasceu em 13 de novembro de 1982, em Kyoto. Aprendeu a gostar de música com sua mãe, que desde muito cedo a levava em karaokes.  Quando fez 7 anos, Kumi começou suas audições, com a intenção de um dia se tornar uma estrela.


Ku-chan participou de vários concursos e infelizmente não obteve sucesso na época. Mas ela não desanimou, e em 2000, participou da 'Avex Audition 2000' concorrendo com várias meninas. Sua mãe lhe disse que esta seria sua última chance, e se falhasse, ela teria que ir para universidade. Koda Kumi ficou em segundo lugar, ganhando um contrato com a AVEX Trax.

Assim, debutou no mercado musical japonês em 2000 com o single "Take Back", mas só conheceu o sucesso ao lançar seu 8º single "Real Emotion/1000 no Kotoba" para a franquia Final Fantasy.


A canção foi um sucesso de vendas, fazendo com que ela fosse conhecida em todo o Japão. Porém foi em 2005, com o lançamento do seu quarto álbum "Secret" e o single "Butterfly", que Koda alcançou o auge e não saiu mais das paradas de sucessos.